A Válvula de Alívio Pilotada (VAP) é utilizada para limitar a pressão máxima de operação na linha de expedição da bomba a um valor ajustado pelo operador.

Quando uma ou mais válvulas de expedição são fechadas com a bomba em operação, a pressão aumenta nas demais linhas em uso. A função da VAP é evitar este aumento e manter a pressão no valor ajustado, protegendo o motor de acionamento, a bomba, as linhas de mangueiras e principalmente os operadores contra aumentos inesperados de pressão. Atende aos requisitos da NBR 14096 e da NFPA 1901 como dispositivo de controle de pressão.

Dados técnicos

  • Capacidade de alívio de vazão: até 1000 gpm (3800 lpm)
  • Faixa de controle de pressão: 75 a 300 PSI
  • Flange de entrada e de saída: 3″

Características funcionais

A válvula é composta por dois componentes: a válvula piloto e a válvula de alívio.

  • Válvula piloto: é instalada no painel de comando e tem a função de fazer o ajuste da pressão desejada. Também é ela que ativa ou desativa o funcionamento da válvula de alívio, mantendo o set point pré-ajustado.
  • Válvula de alívio: é instalada entre os lados de pressão e de sucção da bomba ou com alívio para a atmosfera. A sua pressão de abertura é comandada pela válvula piloto. Pressões maiores do que a pressão ajustada pela válvula piloto fazem com que a válvula de alívio abra, dando passagem para a linha de descarga.

Características construtivas

  • Corpo da válvula de alivio e da válvula piloto: fabricados em liga de bronze fundido
  • Pistão da válvula: liga de bronze fundido
  • Dreno: válvula de ¼″ de latão
  • Pistão da válvula piloto: em aço inoxidável
  • Volante de ajuste: diâmetro de 2″ injetado em baquelite

Painel de controle da válvula

Possui um volante ergonômico para ajustar a pressão de alivio e uma alavanca para ativar e desativar o funcionamento da válvula.

Aplicação

A válvula de alívio pilotada foi projetada para uso em sistemas hidráulicos de veículos de combate a incêndios.