O Carro de Resgate e Salvamento é um veículo de apoio às operações de resgate, salvamento e combate a incêndio em operações aeroportuárias. Possui tração 4×4 e ampla capacidade para armazenamento de equipamentos acessórios.

Chassi

O modelo de chassi a ser adotado deve possuir tração total (4×4 ou 6×6) e atender as normas para operações em aeroportos como: aceleração e velocidade mínima entre outras. A capacidade de carga será determinada pelo peso dos materiais acessórios a serem transportados pelo veículo.

Cabina

Com capacidade para transportar no mínimo quatro tripulantes (1+3), pode ser dupla ou contar com uma cabina auxiliar atrás da principal. Os bancos possuem suporte para EPR.

Carroçaria

Estruturas em tubos retangulares de alumínio, revestidos com chapas de alumínio. As chapas são coladas evitando rebites, com perfeita vedação dos compartimentos. A face lisa de todos os componentes evita o acúmulo de poeira e resíduos.

Portas

As portas dos compartimentos são do tipo persiana, nas quais a abertura é feita deslocando-se a porta no plano vertical de baixo para cima. São fabricadas com perfis de alumínio anodizado de cerca de 40mm de largura.

Na parte superior, é instalado um tubo enrolador tracionado por mola de torção. Na parte inferior é colocado um perfil de alumínio em formato de aba, que serve de puxador e apoio para as mãos, auxiliando no fechamento da porta. Abaixo da aba, instala-se uma barra articulada, de aço inoxidável, que faz o travamento da porta em dois mancais fixos de nylon injetado.

A vedação é feita através de perfis de borracha junto as guias verticais e entre as palhetas. Nas extremidades das palhetas são instaladas ponteiras de plástico para reduzir o atrito e o ruído. As guias verticais possuem um encaixe especial para a instalação de fitas de LED para a iluminação do compartimento. Sobre toda a extensão das persianas são instaladas pingadeiras de alumínio.

Suportes para equipamentos acessórios

Todos os materiais acessórios são acondicionados através de suportes especiais customizados ao formato e peso do equipamento. São também utilizadas gavetas retráteis para materiais mais leves que, quando abertas, inclinam para baixo, facilitando a retirada dos mesmos. Para os materiais mais pesados, como desencarceradores, geradores, etc., são utilizados suportes com trava que deslizam para fora do compartimento para facilitar o manuseio do material ou retirada do mesmo.

Pintura e grafismo

As pinturas são realizadas a partir de tintas à base de P.U. na cor desejada pelo cliente. Os grafismos são realizados com adesivos padrão 3M, de acordo com as necessidades e desejos do cliente.

Sinalização sonora e luminosa

A sinalização sonora é feita a partir de uma sirene eletropneumática tipo fá-dó e alarme sonoro de marcha à ré. Sinalização luminosa tipo barra instalada, na cor desejada pelo cliente, em LEDs de alto brilho. Iluminação interna dos compartimentos por LEDs. Outras a critério do cliente.

Opcionais

  • Torre de Iluminação de comando manual ou elétrico
  • Farol de busca instalado junto ao espelho retrovisor
  • Câmera de ré com tela LCD
  • Rádio transceptor
  • Outros opcionais a critério do cliente

Consulte sobre as características técnicas completas do veículo.