O veículo AP-2 é um veículo especialmente desenvolvido para o combate a incêndio em aeroportos. Possui tração total (4×4 ou 6×6) e, devido as características construtivas, atende as rígidas normas para operação em aeroportos como: aceleração, velocidade mínima, frenagem, raio de giro, manobra evasiva, dirigibilidade, inclinação lateral, ângulos de entrada e saída, entre outras previstas nas normas.

Chassi

O modelo do chassi é definido basicamente pela capacidade de carga nos eixos e pela potência do motor requerida para os volumes dos agentes extintores a serem transportados e para a bomba de água a ser utilizada. Para este tipo de veículo, o chassi deve possuir tração total (4×4 ou 6×6) e câmbio, preferencialmente, automático.

Carroçaria

Os componentes da carroçaria são fabricados totalmente em alumínio, o que diminui o peso próprio e aumenta a sua vida útil. Suas estruturas são fabricadas com tubos retangulares e o revestimento é feito com chapas coladas, o que garante perfeita vedação para os compartimentos. Os perfis utilizados possuem as faces lisas, sem reentrâncias, isso evita o acúmulo de poeira e resíduos nas partes mais baixas da carroçaria.

Tanque de água e líquido gerador de espuma (LGE)

O tanque do AP-2 é projetado para possibilitar o centro de gravidade mais baixo possível, a fim de garantir estabilidade e dirigibilidade nas várias situações de deslocamento que este tipo de veículo é submetido. Pode ser fabricado em aço inoxidável ou em aço carbono. Possui quebra-ondas e todas as demais características da NBR 14.096.

Bomba

A bomba é acionada pelo próprio motor do veículo, através da tomada de força ou de divisor de potência. É instalada na posição mid ship ou traseira. O desempenho da bomba varia de acordo com a norma escolhida: NBR 14.096, NFPA 1901 ou norma europeia.

Painel de comando e controles

O AP-2 possui na cabina do motorista um painel com todos os comandos e controles necessários para a sua operação. Isso possibilita que o próprio motorista, ou outro ocupante da cabina, possa fazer o combate com o veículo em movimento. Externamente, junto à lateral ou na traseira, existe outro painel para controle das operações feitas com o veículo parado. Todos os comandos e controles são sinalizados com simbologias e cores que permitem sua clara e perfeita identificação.

Canhão monitor

O AP-2 é equipado com um canhão monitor de alto desempenho para lançamento de água e/ou espuma. É controlado através de um joystick instalado no painel da cabina do motorista. Possibilita o lançamento em jato sólido ou em forma de leque, para ampliação da área de cobertura.

Sinalização sonora e luminosa

A sinalização sonora é composta por uma sirene eletropneumática tipo fá-dó, uma sirene eletrônica e alarme sonoro de marcha à ré. Já a sinalização luminosa é feita por rotativos tipo torre sobre a cabina do motorista e luzes perimetrais de alerta. Os conjuntos óticos são com LEDs de alto brilho. Possui também Iluminação em todos os compartimentos da carroçaria.

Opcionais

Uma série de equipamentos opcionais encontra-se a disposição para customização conforme desejo do cliente. Entre eles:

  • Sistema de PQS
  • Mangueiras pré-conectadas
  • Carretel de mangotinho, manual ou elétrico
  • Canhão monitor de parachoque
  • Torre de iluminação, manual ou com comando elétrico wireless
  • Câmera de ré com tela em LCD
  • Rádio transceptor, móvel e portátil
  • Outros equipamentos, sob consulta

Todas as características do veículo podem ser adaptadas para atender as diversas necessidades dos clientes.

Consulte sobre as características técnicas completas do veículo.