O sistema proporcionador around-the-pump é um mecanismo que permite fazer a dosagem de LGE (líquido gerador de espuma) no fluxo de saída da bomba de água para a formação de espuma.

Opera com LGEs do tipo AFFF, utilizados para combater incêndios de classe A (madeira, papel, algodão, tecidos etc.) e de classe B, tanto em hidrocarbonetos (querosene, gasolina, diesel, xilol, toluol etc.), como em solventes polares (álcool, metanol, acetona, éter etc.). Não opera com líquidos geradores de espuma de consistência “gelatinosa” e de baixa fluidez.

Dados operacionais

  • Vazão da água: até 1000 gpm (3800 lpm)
  • Dosagem: até 6%

Princípio de funcionamento

O funcionamento do sistema dosador de espuma do tipo around-the-pump está baseado no princípio do tubo de Venturi. Um Venturi é um dispositivo que gera uma depressão interna quando um fluido escoa através dele. Esta depressão é utilizada para fazer o arraste do LGE e misturá-lo com a água, formando a solução que irá gerar a espuma.

Fisicamente, o Venturi (proporcionador) é ligado em paralelo com a bomba de água. A descarga da bomba é conectada na entrada do Venturi, e a saída do Venturi é conectada na entrada da bomba. Assim, cria-se uma circulação em volta da bomba (around-the-pump, em inglês).

O princípio de funcionamento dos sistemas dosadores do tipo around-the-pump está baseado na não existência de pressão na entrada da bomba de água. Desta forma, a sua operação não é possível quando a bomba de água for alimentada por rede de hidrante.

Modo de comando de dosagem

Alavanca (esquerda) e botão (direita)

Dois tipos de modo de comando de dosagem são produzidos:

  • Fluxo de água até 500 gpm: modo de comando seletivo por alavanca ou botão
  • Fluxo de água de 750 a 1000 gpm: modo de comando seletivo por botão